Paredão B

Você é racista? conhece alguém que seja? O que tem a dizer sobre isso?


Comerciante Claudir

O racismo começa quando a diferença, real ou imaginária, é usada para justificar uma agressão. Uma agressão que assenta na incapacidade para compreender o outro, para aceitar as diferenças e para se empenhar no diálogo.
O racismo consiste em crer que certas pessoas são superiores a outras devido a pertencer a uma raça específica. Os racistas definem uma raça como sendo um grupo de pessoas que têm a mesma ascendência. Diferenciam as raças com base em características físicas como a cor de pele e o aspecto do cabelo.
O homem nunca soube conviver com as diferenças. Sua primeira reação é rejeitar aquilo que não reconhece em si mesmo. A História está cheia de exemplos dessa intolerância, por causa do preconceito e do racismo, bilhões de pessoas já sofreram e morreram.
Hoje, o racismo é mais discutido do que no passado, mas ainda é um problema grave, que afeta toda a sociedade.
A História nos ajuda a aprender com os erros do passado. Infelizmente, isso nem sempre acontece.
Certamente o racismo está presente na nossa sociedade e no cotidiano da família brasileira. Só existe tão sentimento naqueles que são pobres de espírito e ignorantes por natureza.

Professora de Artes Jaqueline

Considero que todas as pessoas tem um pouco de racismo...até mesmo os próprios negros que muitas vezes só escolhem pessoas diferentes de sua cor para as amizades, namorar ou construir família. Enfim...é difícil admitir que você é....mas todos somos. E o “preconceito”...os negros sofrem com a cor....o gordo com a sua estética exterior....o deficiente físico com a sua acessibilidade e com a falta de oportunidade....e assim cada cidadão que não está dentro dos padrões estéticos que a sociedade nos impõe. Só esquecemos do principio mais importante “Amar uns aos outros como a si mesmo”....mas será que conseguimos amar com tantas diferenças?

Arquivo do blog